sexta-feira, 3 de junho de 2011

GUAPO TORENA


Quem não conhece bem nossa postura e nosso trabalho talvez não saiba que somos completamente avessos a publicidade e autopromoção (o que às vezes, reconheço, é um grande defeito), e desde que iniciei a criar e treinar Border Collie tenho sido muito reservado em exaltar qualquer eventual qualidade minha ou dos meus cães.

Só estou esclarecendo isso porque tenho a convicção íntima que em Guapo consegui uma qualidade que julgo inigualável no Brasil e muito raramente encontrada no mundo. Está é, como disse, uma convicção própria, ou seja, uma opinião minha, baseada em meus conhecimentos , estudos e experiências.

Guapo Torena é como que a concretização do que se poderia chamar de um cão completo.  Fôlego extraordinário, muito vigor físico, determinação, coragem irretocável, muito técnico com ovelhas e muito poderoso com gado, além de fisicamente forte, com uma estrutura musculoesquelética muito resistente, equilibrada e correta, com aprumos perfeitos, tendo ainda um temperamento alegre, amigável e um caráter totalmente confiável.


Mas o principal é a sua genética. Com certeza absoluta não há nem houve, no Brasil, uma genética tão fortemente comprovada no trabalho de campo e em provas, seja com ovelhas , seja com bois. Senão vejamos:

  1-  Guapo é campeão (ou vice) Regional e Nacional em ovinos e bovinos que lhe rendeu a vaga para representar o Brasil no campeonato mundial 2011(Guapo foi campeão gaúcho de ovinos e de bovinos no mesmo ano e campeão Nacional em bovinos e vice em ovinos no mesmo ano, feito que, em toda história do pastoreio brasileiro, só foi igualado por outro cão, Guri, Campeão ovinos e vice bovinos,em 2008, também do Canil Torena). Não se tem notícia que, em algum outro lugar do mundo, outro cão (fora Guapo e Guri) tenha sido campeão e vice  nacional  nas categorias bovinos e ovinos, muito menos no mesmo ano.

2-  Seu pai, Capitão, foi Campeão Nacional de pastoreio em ovinos (no mesmo ano foi 3º em bovinos) e primeiro cão latino americano a ser classificado para campeonato mundial de pastoreio da ISDS;

Guapo, Milonga, Guri e Mulata - Campeão, Vice campeã, terceiro colocado e quarta colocada no Campeonato Brasileiro de Bovinos.

3- Sua irmã (Mulata Torena) foi Campeã Brasileira de gado:


4- Sua outra irmã (Tirana Torena) foi a mias jovem finalista do campeonato Brasileiro e o cão com menor tempo de treinamento(apenas 7 meses de treinamento) a chegar á final do Campeonato Brasileiro em toda historia do Border no Brasil(sagrando-s
e quinta colocada e  superando cães com mais de 4 anos de treinamento);

5- Sua tia (Milonga), foi Campeã Brasileira de gado (ano em  que foi vice-campeã nacional em “ranch” ovinos) e considerada, naquele campeonato, por votação de todos os treinadores, o melhor Border Collie do Brasil;

6- Sua mãe, Tigra Torena, é reconhecida como uma das fêmeas mais obstinadas, corajosas, resistentes e rápidas que já se viu trabalhando com gado e que agora tem podido demonstrar sua qualidade técnica e precisão em provas com ovinos, nas quais tem deixado claro sua alta treinabilidade e controle. Tigra demonstra claramente ter herdado e associado às qualidades de determinação e valentia da mãe (Quenga Torena) com o poder de olho, a velocidade e a precisão de seu pai Barão (Snipp x Flecha do Pires Saldanha);

6- Além de tudo, Guapo Torena é um pai promissor. Exemplo claro disto é um cão de propriedade de Dilermando que tem demonstrado ser extremamente valente com bovinos, vigoroso, resistente e possuidor de uma espetacular estamina.

Guapo Torena, por tudo que se relatou acima, é tudo que sempre busquei em minha seleção: Ele é um cão que por suas qualidades próprias tem se destacado de maneira consistente tanto no dia a dia do campo como em campeonatos de pastoreio.  Soma-se isso os fatos de possuir inegavelmente todos antepassados (pais, tios e avós)e irmãos com consagradas atuações em provas de gado, ovelha e solidamente comprovados no pesado e fatigante trabalho de fazenda e ainda estar produzido filhos que apresentam alta qualidade como cão de trabalho (o que afiança sua prepotência genética, ou seja, a sua capacidade de transmitir suas qualidades a seus descendentes).

Onde, em qualquer país do mundo, se pode encontrar um cão de trabalho com bovinos, ovinos e provas com uma genética tão solidamente provada?

Tenho acompanhado o mercado e visto filhotes de 60 dias, filhos de cães inexpressivos e sem comprovação, mas que a custa de um marketing vazio, são vendidos a incautos ou desinformados por valores altíssimos!

Outros cobram meia ninhada pela cobertura de um cão que não tem um décimo da qualidade COMPROVADA do Guapo Torena.


Por isso, firme na  intenção de ofertar filhotes de alta qualidade e filhos de pais treinados e exaustivamente testados no trabalho de fazenda e em provas de pastoreio, além de coberturas do Guapo, venderemos sempre o que de melhor produzirmos.  Embora nossos cães estejam disponíveis ainda por um preço muito aquém do que deveriam custar, tentamos nos aproximar do seu real valor, por questões de coerência e honestidade com nosso trabalho e respeito com nossos cães.

Portanto as coberturas de Guapo Torena estão à disposição de todos criadores que possuam fêmeas treinadas e de qualidade comprovada ao mesmo preço pago para alguns criadores brasileiros por 2 filhotes de cães cuja maior qualidade é a de ter um dono marqueteiro.



Alexandre Figueiredo